Espirito de Equipe

Espírito de Equipe

Yoga Espirito de Equipe      Alguma vez você já sentiu que aquilo que você sabe fazer pode ser feito e compartilhado em grupo?

      Provavelmente se você é dedicado  e gosta do que faz, arrumou um jeito de repassar esse  conhecimento  para outras pessoas. Ensinar é a continuação e o amadurecimento do conhecimento.

      O conhecimento adquirido através da experiência  em grupo aprimora a inteligência emocional e exercita  a comunicação. Portanto  seja qual for sua área de atuação existe possibilidade do trabalho em grupo e quando o trabalho é realizado individualmente você  ampliar o trabalho para um trabalho realizado coletivamente .  Assim como a Yoga, tradicionalmente pratica individual  e nos dias de hoje é muito comum grupos de pessoas praticando em duplas ou mais pessoas.

    Para trabalhos  em grupo é importante ficar atendo nas seguintes questões:

 – respeitar o ritmo das pessoas  ficando atendo as principais características e deficiências que variam de pessoa para pessoa inclusive em você. Saber aproveitar o potencial nato aprimorando-o;

– Disponibilidade para ouvir , falar, olhar e ao mesmo tempo expressar gestos   pacíficos;

– Paciência e cooperação;

– Motivação e real interesse para produtividade;

– Valorizar o resultado em conjunto e não apenas individual;

– não comparar o rendimento entre as pessoas, mais sim a evolução individual e progressiva;

– estar aberto a receber e dar feedback;

– não permitir que os valores e crenças individuais atrapalhem o desenvolvimento e comunicação do grupo. Vale lembrar a questão do preconceito e as diferenças culturais entre as pessoas é um dos principais fatores de desavenças  e  conflitos.

     Espírito de equipe é o espírito contrario ao interesse egoísta e individualista, é o espírito que entende que o caminho é a integração e interação entre as pessoas para o bem comum. Harmozinando  com os semelhantes mais também com os diferentes.

Elaine Lilli

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *